O que é Design Emocional?

Há quem diz que já brincou de ver desenhos em nuvens e se você é um desses, somos dois! Mas não estranhe, isso não é coincidência pois temos a necessidade de humanizar objetos, imagens e momentos.

O Design Emocional gera estímulos sensoriais e emocionais

Vem sendo difundido no meio em que vivemos, através de uma inovação no mundo dos negócios, o chamado design para emoção ou mais conhecido como Design Emocional, onde aspectos emocionais e estímulos sensoriais desempenham um papel essencial na tomada de decisão no momento da escolha por um objeto, serviço, produto, ou seja, em todos os momentos. Nesse sentido, através da ótica do design, procuramos profissionalizar o projetar do despertar ou evitar emoções.

Donald Norman, um dos primeiros autores a escrever sobre design emocional, cita que seres humanos são mais complexos de todos os animais e por isso sugere que as emoções estão relacionadas a três níveis de processamento cerebral, sendo eles o nível visceral, que controla os processos cerebrais, o nível comportamental, que o próprio nome já diz, controla o comportamento humano, e por fim o nível reflexivo, que é o nível mais amplo, pois cobre mensagem, cultura e significado para um momento de experiência.

  • Tags:

Autor: admin

Deixe seu comentário: