Do Marketing ao Design Emocional

razão-x-emoção

 

No post anterior nos falamos sobre as eras econômicas e como elas afetam no relacionamento do cliente com os produtos e serviços, agora neste post vou falar de como as áreas do marketing trabalhavam  a comunicação com o cliente e como hoje o design emocional está de encontro com as experiências que o público busca.

Na eras agrícola, industrial e um pouco da informação, onde o foco das empresas estava na riqueza e no volume de produção, o marketing trabalhava sua comunicação focada no produto, em mostrar ao consumidor que o produto era bom e que você precisava dele.

Entrando na era da informação e conceitual, as vontades e desejos são outros, muito mais focado e orientado no que o consumidor quer, gosta ou busca. Nessas eras a quantidade deixa de ter presença e o marketing precisa se adaptar a realidade de produzir conceito, de acordo com as vontades de cada público.

Esse cenário muda ainda mais nas novas eras, as quais estamos vivendo, onde o colaborativismo tem sido predominante e o consumo muito mais consciente, ou seja, o consumidor não precisa mais comprar para ter, ele quer consumir de acordo com suas necessidades, mas com base em marcas que consigam transmitir valor e significado.

O consumidor quer conhecer sua história, quer saber se o significado de vida da marca é compatível com que acreditam, quer se sentir parte de uma construção em tudo que consomem e é aí, que novamente estamos falando de experiência de usuário, de design emocional.

Para pequenas, médias ou grandes empresas e marcas conseguirem transmitir sua mensagem, ela precisa ter um valor, ela precisa ter um significado de acordo com seu público e além disso, é necessário comunicar para essa nova geração no formato que eles buscam. Essa mensagem, que o design transmiti através de desifnição desse público e aplicação com base em uma visão de experiência de usuário que transmita significado, é o que fará o consumidor atual escolher sua marca.

Quer saber mais? Acesse nossas redes: www.gemaux.com.br | fb.com/gemaexperience | (51) 8154.9396

 

 

Autor: admin

Deixe seu comentário: