Eras econômicas no marketing experiencial

02.08

O que são eras econômicas? O que elas tem a ver com marketing experiencial, experiência de usuário ou design emocional? As eras econômicas são as demonstrações de mudança da economia, mas também de como as pessoas se relacionam com produtos, com serviços e principalmente como passaram a se relacionar entre si após tantas mudanças no nosso modo de viver.

Nesse artigo, vou falar rapidamente de como passamos por essas eras, como o marketing se relacionou com elas e como hoje tem se tornado mais evidente a importância da aplicação de marketing de experiências para fidelizar seus consumidores.

No período de 1750, na fase agrícola, o consumo era finito, se plantava para comer e consumia o que era possível. Essa maneira de obter produtos limitados abriu a porta para a era industrial em meados de 1950, onde passa a existir produção em maior escala e com ela vem a competitividade de mercado e publicidade e mais publicidade para conquistar o consumidor, trazendo consigo, uma forte onda de consumismo.

No final do século XX se inicia a etapa de organizações humanas, passando a pensar nas pessoas como fator importante no consumo. Na era da informação, a riqueza passa a ser o conhecimento e a inovação, tirando o foco das máquinas e trazendo para o ser humano e suas capacidades.  Essa nova etapa abriu as fronteiras do conhecimento, da cultura, do conceito e da experiência, onde marcas como a Apple não vendem apenas produtos, vendem conceito de vida.

A era digital abriu as portas para a internet e com ela vem um novo tipo de relacionamento que avança rapidamente a cada momento, pois hoje não basta mais termos conhecimento, é preciso viver experiências, questionar os métodos de produção, questionar os modelos de consumo, é preciso viver a era da colaboração, é preciso compartilhar.

Essa nova era que vivemos deixa claro como empresas e marcas precisam se relacionar com seu consumidor, elas precisam ir além da publicidade impressa ou digital, elas precisam se relacionar com seus clientes de forma mais humana, oportunizando a eles mais experiências, mais significados, pois o que as pessoas querem são conexões verdadeiras.

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Autor: admin

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